Que Curitiba é um celeiro de oportunidades para universitários de todas as áreas já está mais do que provado, inclusive estatisticamente. Segundo levantamento do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinep), o número de estudantes matriculados em cursos presenciais de Educação Superior na capital paranaense saltou de 117.240 em 2009 para 130.582, em 2015.
E são vários os motivos que podem justificar tamanho interesse. Mas o fato é que, após elegerem a cidade como sede do sonho acadêmico, muitos graduandos acabam fixando residência em Curitiba, tantos são os seus atrativos. Ficar por aqui também é um conselho que se aplica perfeitamente aos vestibulandos. Encantar-se pela capital nem é uma tarefa tão difícil, mas, de todo modo, nós resolvemos dar uma ajudinha.
Curitiba é a terceira melhor no quesito bem-estar urbano entre as capitais
Curitiba alcançou o terceiro melhor Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) entre as capitais brasileiras. Com 0,874 – quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho do município – a cidade foi superada apenas por Vitória (ES) e Goiânia (GO).
O IBEU é uma métrica criada pelo Observatório das Metrópoles – projeto mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – cuja composição considera os seguintes fatores: infraestrutura, mobilidade, atendimento de serviços coletivos, condições ambientais urbanas e habitacionais.
Veja também:
- Vestibular em Curitiba: como escolher a melhor opção
- 34 cursos em Curitiba que você pode fazer
- 5 coisas para fazer antes da inscrição no vestibular

As atrações turísticas e a culinária variada
Durante o período de folga dos estudos, nada melhor do que fazer um bom passeio ou experimentar uma boa comida – ou, melhor ainda, fazer as duas coisas juntas. Quem mora na capital paranaense tem diversas opções de lazer à sua disposição, como, por exemplo, o Jardim Botânico.
Inspirada no Palácio de Cristal de Londres, a estufa de ferro e vidro abriga em seu interior vegetais típicos das regiões tropicais. Do lado de fora, o visitante pode apreciar os chafarizes ou os canteiros geométricos de um imenso jardim em estilo francês.
Ainda no quesito pontos turísticos menciona-se o Teatro Ópera de Arame: inaugurado em 1992, o espaço – que se destaca por sua estrutura tubular e teto transparente – acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para cerca de 1500 espectadores.
Por fim, destaca-se a oferta de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos – de hamburguerias a botecos, passando por churrascaria, comida japonesa e estabelecimentos para vegetarianos – que prometem agradar aos paladares mais requintados e também àqueles que não são tão exigentes assim.
A vocação para acolher os estudantes
Curitiba mantém acesa a sua vocação para acolher estudantes: juntas, as instituições de ensino superior oferecem um cardápio variado de cursos. Atentas a essa tendência, várias empresas do setor imobiliário já oferecem condições especiais para ajudar estudantes a encontrar a moradia ideal. E, se mesmo assim, a grana anda curta, a ponto de ter que privilegiar outras despesas, há a opção de tentar uma vaga na Casa do Estudante Universitário do Paraná ou em outra república / albergue com este fim.
Nós, da Universidade Tuiuti do Paraná, amamos Curitiba e poderíamos listar muitos outros motivos para convencê-lo a ficar por aqui. Mas preferimos que você venha constatar isso pessoalmente. Faça-nos uma visita!