Ser organizado é o primeiro passo para ser eficiente. Muitos negócios desperdiçam recursos por não saberem ordenar seus processos de forma simples e bem direcionada. Felizmente, a faculdade de logística prepara seus egressos para lidar com esse tipo de situação.
Quem lida com organização de empresas certamente já ouviu falar em “logística”, mesmo que ninguém tenha explicado o que esse termo significa exatamente. Talvez nem soubesse que há uma formação inteira dedicada a este campo. Se você está procurando uma carreira que envolva “colocar coisas em ordem”, essa pode ser uma ótima opção.
Se você quer entender mais sobre a faculdade de logística e o como deve ser seu trabalho nela, acompanhe.
O que é Logística?
Antes de falar sobre a formação em si, vamos ter um entendimento geral sobre esta área de conhecimento e o que ela significa.
O termo vem do grego “logos”, que significa “conhecimento”, mas uma origem mais clara vem do francês “logistique”, que se refere a planejamento e realização de projetos. Hoje, o termo se refere a uma especialização da área da Administração, onde o profissional cria procedimentos e redes de informações em projetos para que tudo ocorra como desejado.
Tomar nota de processos, acompanhar seu desenvolvimento e corrigir gargalos ao longo do caminho figuram entre as funções do profissional em Logística. Mas quando você tem que lidar com um sistema muito complexo, essa formação começa a fazer muita diferença.
Vale a pena ser um tecnólogo de logística?
Se você ainda está na dúvida sobre fazer a faculdade de logística, então é melhor já tirar algumas dúvidas sobre a área o quanto antes.
Um dos pontos de quebra para muitos candidatos é que esse trabalho exige muita flexibilidade, raciocínio e comunicação. Você vai passar o dia inteiro coordenando equipes multidisciplinares para que atuem em conjunto, o que exige bastante energia. Além disso, pode precisar trabalhar em horários diferentes de tempos em tempos.
Por outro lado, a presença de um profissional em Logística compensa pela melhoria da produtividade. Praticamente todo negócio precisa de um profissional de logística para ajudar a direcionar o trabalho. E aqueles com mais tempo de casa podem conseguir um bom pagamento.
Veja também:
- Logística e Supply Chain: transforme suas operações!
- O que abrange o curso de Logística?
- Mais 4 anos em sala de aula? Nada disso, forme-se em 3!
Onde você pode trabalhar com esta formação?
Como acabamos de mencionar, a faculdade de Logística leva a oportunidades de trabalho. O destaque maior vai para as indústrias e o comércio, que possuem uma alta movimentação de mercadoria em diversos níveis de complexidade. Nelas, é necessária uma administração aprofundada de estoque, rotas de mercadoria e coordenação entre setores. Trabalhos que dependem bastante da especialização em logística.
Também vale lembrar que esta formação dialoga muito bem com outros cursos, como administração e economia. Se você já tinha interesse em alguma dessas áreas, vai encontrar conteúdos bem similares aqui. E se já estava fazendo algum desses cursos, estará em ótima posição para uma transferência ou para uma pós-graduação.
Com estas informações, você já deve entender melhor a carreira que segue a faculdade de logística. Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes e deixe mais pessoas terem acesso a informações como estas!