Os momentos que antecedem o ingresso em uma faculdade – especialmente quando se trata da primeira graduação – são geralmente cercados por muita expectativa. A esta altura, o futuro universitário passou dias, meses ou até mesmo todo o ano anterior tomando decisões.
A primeira delas, como não poderia deixar de ser, diz respeito a que carreira seguir. Para alguns, esta é uma decisão fácil, fruto de uma convicção ou afinidade prévia. Em outros casos, são necessários muitos testes vocacionais e um aconselhamento profissional.
Mas esta não é a única escolha que deve ser feita. Tão importante quanto a carreira a seguir, é escolher a instituição de ensino. Mas, na hora de prestar vestibular, você sabe como escolher a melhor opção? Aqui em Curitiba ou em qualquer outro lugar do país, vários critérios devem ser levados em consideração: os principais deles estão listados abaixo.
Uma vez que você já tenha certeza do curso que pretende se matricular, fique atento às seguintes considerações.
Por mais importantes que sejam os outros critérios, a infraestrutura e a qualidade de ensino devem ser fatores preponderantes para a sua decisão.
É essencial que a instituição ofereça aos estudantes plenas condições de vivenciar o dia a dia da profissão na prática – seja qual for o ofício escolhido – somada a um corpo docente que, além de sólidos conhecimentos, esteja atento às transformações do mercado.
Em Curitiba existem muitas faculdades com oferta de ensino e infraestrutura de qualidade, como é o caso da Tuiuti. Na hora do vestibular, você poderá comprovar a organização e esmero de cada universidade para bem receber os futuros alunos.
Veja também:
Não é exagero afirmar que, quando se entra para uma faculdade, o investimento vai muito além das mensalidades. Muitas famílias acabam tendo que fazer ajustes em seu orçamento para a realização deste sonho.
Neste sentido, além de considerar o valor das mensalidades, você deve também avaliar o custo do deslocamento e permanência fora de casa. Se não dá tempo de voltar para casa para comer antes de ir à faculdade à noite, você terá que se preparar para fazer um lanche na rua, o que deve ser contabilizado no seu orçamento.
Outra questão é com relação à reputação da instituição de ensino. Não adianta pagar mais barato pelo curso de graduação se a faculdade não possui reconhecimento no mercado, pois será mais difícil para você ingressar em boas oportunidades de emprego.
Há de se considerar ainda a formatação e o nível de exigência do processo seletivo: vestibular tradicional – com uma ou múltiplas fases – ou provas agendadas no decorrer do semestre.
Aqui na Tuiuti, por exemplo, você faz uma prova sobre quatro disciplinas comuns e duas vocacionais, terminando com a redação, é claro. Outras instituições aplicam provas sobre todas as disciplinas vistas ao longo do Ensino Médio mais uma prova específica de redação.
Considerar a maratona a ser percorrida para ingressar no ensino superior é uma forma de eleger a universidade que está mais alinhada ao seu momento atual.
Dúvidas tiradas ou você ainda tem alguma pergunta? Deixe seu comentário!
Leia também! Check list vestibulando: como identificar o melhor curso de graduação
Acesse o nosso site para saber mais sobre os cursos!
Ainda tem dúvidas sobre Vestibular?