A tecnologia já faz parte da vida de todos e está presente nas principais áreas de estudo, e na Enfermagem não é diferente. Os avanços tecnológicos na saúde trouxeram o tratamento e a cura de diversas doenças que já foram responsáveis por epidemias e a morte de milhares.
Atualmente, um profissional da área da saúde tem o dever de estar por dentro das tecnologias e do que podem fazer em favor da saúde. Principalmente, é claro, quem escolhe seguir a Enfermagem, pela responsabilidade no cuidado e recuperação de seus pacientes.
A tecnologia está presente na prevenção, tratamento e cura de doenças, por isso é de suma importância buscar novos conhecimentos. Continue a leitura para conhecer as novas tecnologias que estão marcando tendência na Enfermagem.
Os avanços na área da saúde são fortemente marcados pelo desenvolvimento da tecnologia. Eles fazem parte importante na prevenção, diagnóstico, tratamento e cura de enfermidades, mas não substitui o importante papel de um enfermeiro(a) no cuidado de seu paciente. A tecnologia foi feita pelo homem para o próprio homem, sendo uma facilitadora na realização de diversas tarefas e solução de problemas.
Na saúde, a tecnologia começou a marcar mudanças através do uso do Raio-X para diagnósticos, e abriu as portas para o desenvolvimento de novas ferramentas, como a tomografia e a ressonância magnética. A tecnologia está presente como uma ferramenta no trabalho do enfermeiro(a), não podendo substituir um profissional qualificado.
O profissional que estudou em uma Faculdade de Enfermagem assume um papel de grande responsabilidade ao utilizar a tecnologia, pois deve conhecer os aparelhos tecnológicos disponíveis ao seu alcance, saber como utilizá-los, tomar as decisões e promover o melhor cuidado ao ser humano, através da união da enfermagem e tecnologia.
Um bom profissional da área da saúde é aquele que busca adquirir novos conhecimentos desde sua graduação. Para isso é importante estudar em uma instituição comprometida com a sociedade, como é a Universidade Tuiuti do Paraná, capaz de formar profissionais que sabem relacionar seu trabalho humanizado com a enfermagem e novas tecnologias.
Sendo assim, quem permite a relação entre a tecnologia e a saúde é o enfermeiro(a), que unindo seus conhecimentos a sua prática profissional, toma a decisão do uso das tecnologias em sua labor. Para isso, este profissional deve estar conectado aos avanços tecnológicos no mercado. Conheça, a seguir, os principais avanços tecnológicos na Enfermagem.
Os avanços tecnológicos são marcados por melhorias e descobertas de novas ferramentas para melhorar a qualidade de vida da população. Algumas das principais tecnologias que vem marcando tendência na Enfermagem pela modernidade, eficiência e eficácia são:
Os diagnósticos, importantes para a descoberta de doenças, sofreram forte influência da tecnologia e atualmente enfermidades são identificadas e tratadas prontamente pelos aparelhos tecnológicos. Vale destacar os computadores com tecnologia de ponta e diagnósticos por imagem, que realizam um “scanner” do corpo humano, assim os profissionais da saúde podem identificar anomalias.
Exames muito utilizados, como o de sangue, urina e fezes, e até mesmo o teste de gravidez, fazem parte do grupo das tecnologias direcionadas ao diagnóstico. Os profissionais da Enfermagem devidamente capacitados utilizam o diagnóstico a favor da saúde do paciente.
A reabilitação é um processo de grande importância para o paciente, pois é nesse momento que os resultados dos tratamentos apresentam resultados, e a Enfermagem se faz presente em cada passo. Desde as simples gazas e curativos, a tecnologia na enfermagem auxilia neste processo.
A descoberta da esterilização de materiais e ferimentos, por exemplo, se deve ao uso das tecnologias na área médica. Cadeira de rodas, próteses, fisioterapia, entre outros, fazem parte das ferramentas necessárias para a reabilitação completa do paciente.
Uma das partes mais delicadas, e onde a tecnologia abriu as portas para a cura, são nas cirurgias. A Enfermagem tem um grande destaque, pois em conjunto com o médico-cirurgião, anestesista e outros profissionais da equipe médica, toma a responsabilidade do preparo do paciente para o procedimento, para o acompanhamento durante a cirurgia e o pós-operatório.
Neste contexto, o profissional de Enfermagem deve conhecer as tecnologias utilizadas para orientar o pré e pós operatório.
Grandes avanços são presentes, por exemplo, nas cirurgias do coração, procedimento delicado que atualmente é realizado até para a correção de anomalias no coração de um feto. Muitas vidas são poupadas graças a operações que eram consideradas arriscadas e hoje são possíveis graças à tecnologia utilizada a favor da saúde.
O Brasil é conhecido mundialmente na área da saúde por utilizar um dos melhores sistemas de gestão de informação na saúde pública, o SUS (Sistema Único de Saúde).
A Tecnologia da Informação é importante na área da saúde, pois com ela é possível guardar e realizar o acompanhamento da saúde do paciente de forma organizada e rápida. Desde uma simples consulta de rotina a um procedimento mais rigoroso, tudo fica salvo no sistema, assim o profissional da saúde tem fácil acesso ao relatório de saúde do paciente.
Veja também:
Apesar da tecnologia andar lado a lado com o homem, é importante ressaltar o papel do profissional de Enfermagem como enlace entre a saúde e bem estar do paciente e o uso de tecnologias. Para isso, é importante estudar em uma universidade que busca trazer as novas tecnologias para a sala de aula, alinhando a teoria e a prática.
Para ter um ensino de qualidade, escolha o curso de Enfermagem em Curitiba, na Universidade Tuiuti do Paraná, e assim marcar a diferença, pois sua Faculdade de Enfermagem se preocupa com a formação de profissionais capacitados para enfrentar novos desafios e utilizar as tecnologias para a promoção da saúde. Conheça as formas de ingresso aqui.
Se quiser conhecer ainda mais sobre essa graduação, confira esse post que fala sobre tudo que o curso de Enfermagem tem!