Elas são duas das principais carreiras na área de comunicação e despertam o interesse de muitos vestibulandos. Mas afinal de contas, é melhor fazer Publicidade ou Jornalismo?
As atribuições desses bacharéis se complementam, mas não são idênticas. Antes de efetuar a sua inscrição para o processo seletivo, nós apresentamos um pouco dessas duas profissões para que você veja com qual delas mais se identifica. Continue lendo!
Quer saber o que é Jornalismo? É a atividade na qual o profissional se dedica a noticiar acontecimentos relevantes para a sociedade. Na prática, ele é o responsável por coletar, investigar, hierarquizar e publicar informações, sempre priorizando o bem-estar coletivo, em detrimento de qualquer interesse individual.
Pode atuar em mídias impressas ou eletrônicas, produzindo textos ou videorreportagens dentro do tempo ou espaço disponível, sempre respeitando a linha editorial do veículo e o perfil do leitor ou espectador.
Antes de publicar uma matéria, o jornalista precisa abrir espaço para que todos os envolvidos possam fornecer a sua versão sobre os fatos. Sua meta deve ser atingir a isenção, ou seja, ser fiel à realidade dos fatos, sem prejudicar ou beneficiar alguém propositalmente.
Depois de sabermos o que faz o jornalista, é hora de explicarmos o que faz o publicitário. Se o jornalista deve zelar para não influenciar o leitor, o objetivo do egresso de publicidade é justamente esse.
Em outras palavras, a Publicidade deve agregar valor e dar mais visibilidade à uma marca, despertando nas pessoas o desejo por possuir um produto ou fazer uso de determinado serviço, ainda que, em um primeiro momento ele não tenha essa intenção.
Para isso, além de uma abordagem atraente e criativa, ele deve fazer um levantamento criterioso sobre os hábitos, necessidades e desejos do consumidor em potencial, para, de posse desses resultados, definir as estratégias que lhe pareçam mais adequadas.
Para escolher entre publicidade ou jornalismo, você deve verificar qual das atividades melhor alinha-se às suas expectativas. Para você, parece mais atraente trabalhar na divulgação de um produto ou noticiar um fato?
Qualquer que seja a sua opção, você encontrará oportunidades em agências e veículos de comunicação, além de empresas que mantenham um departamento de marketing.
Para terminar, pode ser que essa escolha nem seja necessária. Obter a dupla formação é relativamente simples. Basta observar que a grade curricular de ambos os cursos têm várias disciplinas em comum, especialmente nos primeiros anos. Quem optar pela segunda graduação, é beneficiado pela possibilidade de aproveitar matérias.
Veja também:
Conseguiu se decidir entre publicidade ou jornalismo? Para fazer uma escolha ainda mais consciente, baixe gratuitamente os respectivos e-books de curso da Universidade Tuiuti e tenha mais informações sobre a rotina desses dois bacharéis!