Você provavelmente já ouviu falar de doutorado sanduíche por aí, mas talvez não saiba exatamente o que é ou como fazê-lo. Vem que a Universidade Tuiuti do Paraná te explica como funciona e ainda dá dicas para desfrutar essa experiência!
O doutorado sanduíche é um programa que permite fazer parte do curso em outra instituição (nacional ou internacional). A duração é variável, mas geralmente o estudante tem de três meses a um ano de intercâmbio.
A opção mais conhecida é o Ciências Sem Fronteiras, programa que oferece regularmente bolsas de estudo para estudantes da graduação e pós-graduação. Você tem direito a alguns benefícios, como auxílio deslocamento e auxílio-instalação.
Se você estuda em uma faculdade particular, procure conhecer os convênios de intercâmbio da instituição. Graças aos acordos de cooperação internacional, eles costumam oferecer possibilidades de estudo muito interessantes em outros países, além daquelas no próprio território nacional.
Os requisitos para fazer doutorado sanduíche são diferentes para cada instituição, mas geralmente exige-se que o aluno:
Lembre-se que essas são apenas orientações gerais, para que você tenha uma noção inicial do que pode ser solicitado. Para saber exatamente o que você precisa fazer, quais documentos são necessários ou quais são as condições do programa, contate a instituição de seu interesse.
Agora que você já sabe como funciona melhor um doutorado sanduíche, que tal algumas dicas para aproveitá-lo ao máximo?
Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe-o no Facebook para que possamos ajudar mais pessoas!
Leia também: Pós-graduação Stricto Sensu: diferenças entre mestrado e doutorado