O desenvolvimento dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil necessita de suporte. A expansão e consolidação da formação além da graduação tem a responsabilidade direta da CAPES.
A seguir, abordaremos as principais funções da CAPES, e seus desdobramentos.
A Fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é um órgão do Governo Federal do Brasil, ligado ao Ministério da Educação. Promove e mantém a qualidade do capital humano envolvido na pesquisa científica e educação. Depois de explicar o que é CAPES, vamos diretamente ao que a CAPES faz.
A relação de atividades desempenhadas pela CAPES compreende programas específicos que atuam nas seguintes frentes:
O sistema de avaliação, em constante aperfeiçoamento, é uma ferramenta que propicia a busca de um padrão de excelência acadêmica no que se refere aos mestrados e doutorados do país. Os dados colhidos alimentam uma base que elabora políticas para a área, e também ações de incentivo, como bolsas de estudo, apoios e auxílios.
A avaliação da pós-graduação foi criada em 1976. Existe um acompanhamento anual a todos os programas, mas esta avaliação periódica, que resulta no conceito CAPES, é atualmente realizada a cada 4 anos. Na escala do mestrado, a nota máxima é 5. Já para o doutorado, 7 é o conceito máximo.
O Conselho Nacional da Educação, pertencente ao Ministério da Educação, atesta os resultados da avaliação periódica da CAPES, bem como dos novos cursos.
Trata-se de um sistema de classificação de publicações nacionais e internacionais que significam a produção intelectual dos programas brasileiros de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.
O sistema agora faz parte da Plataforma Sucupira, que concentra outras funcionalidades associadas ao Ministério da Educação (MEC), como a CAPES.
A atualização da classificação é feita anualmente, servindo para atestar a qualidade destas publicações. As avaliações são feitas dentro de cada área do conhecimento, podendo uma mesma publicação ser avaliada para diferentes áreas, recebendo assim uma classificação para cada.
Os critérios de avaliação mais comuns, em ordem de importância: alto poder de impactar em bases de dados e portais reconhecidos globalmente, número de artigos publicados a cada três anos, periodicidade, acessibilidade, publicações de artigos de autores que não façam parte da instituição que edita o periódico e outros.
A CAPES, seus conceitos e o Qualis prestam um excelente serviço para o desenvolvimento dos programas de mestrado e doutorado, bem como sua qualidade. Pequenas siglas, de grande significado. Leia mais artigos sobre pós-graduação, mestrado, doutorado e persiga a sua vocação acadêmica!
Leia também: Avaliando a qualidade do seu doutorado