O curso de Engenharia Mecânica é uma boa opção para aqueles que buscam se profissionalizar em uma área de exatas que proporcione estabilidade e uma ótima remuneração, mas claro que para isso o profissional deverá se dedicar e buscar especialização depois de formado.
De forma geral, o engenheiro mecânico trabalha com o desenvolvimento de motores, veículos e maquinário para a indústria, além de se envolver com pesquisas, no desenvolvimento de tecnologias e em outras atividades de relevância.
Sendo assim, se você está interessado em cursar uma faculdade em Engenharia Mecânica, mas gostaria de obter maiores informações sobre as áreas de atuação e a sua faixa salarial, fique atento a relação que preparamos para você.
Fique por dentro das principais áreas da Engenharia Mecânica! Veja a seguir:
Nesse tipo de indústria, atividades como a condução de projetos, organização da produção, gerenciamento de recursos e suprimentos são algumas das responsabilidades atribuídas ao engenheiro mecânico.
O engenheiro mecânico que atua na indústria petroquímica pode comandar equipes e trabalhar com o desenvolvimento e o gerenciamento de projetos que envolvam bombeamento, refino, processamento e a distribuição de todos os produtos resultantes de todo processo.
Aqui, o profissional formado em Engenharia Mecânica atua em todos os processos da produção, tanto no que diz respeito ao seu gerenciamento quanto a questões relacionadas aos componentes e sistemas em geral.
Devido aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e somados às suas habilidades matemáticas, os profissionais que se formam em áreas da Engenharia podem ser solicitados para trabalhar em bancos como analistas de mercado.
Muitos são os concursos a nível municipal, estadual e federal que abrem vagas para esse tipo de profissional para atuar na gestão e fiscalização de obras, sempre com ótimos salários (diga-se de passagem).
A média salarial de um engenheiro mecânico pode variar bastante de acordo com algumas questões, mas a lei garante um piso salarial mínimo (seis salários mínimos) para carga-horária de 6h e de 9,5 salários mínimos para aqueles que trabalharem em regime de 8 horas.
Além disso, obviamente, esse valor pode aumentar consideravelmente dependendo do nível de experiência e da formação do profissional, uma vez que é imprescindível procurar realizar cursos e participar de congressos na área para melhorar o currículo ao longo da carreira.
Se para além da questão salarial você se identifica com todas as atribuições que um engenheiro mecânico pode vir a ter, o curso superior de Engenharia Mecânica pode ser um bom caminho para você dar os primeiros passos em direção a uma carreira de sucesso.
Portanto, dedique-se bastante e esteja preparado para superar todos os desafios relacionados ao vestibular e, posteriormente, ao ingresso no mercado de trabalho.