Proteger a saúde dos colaboradores, promover a qualidade de vida e prevenir acidentes laborais são apenas algumas das responsabilidades de quem estudou Engenharia de Segurança no Trabalho.
Mas você sabe quais são as regras para atuar profissionalmente na área? Descubra o que é necessário para se tornar engenheiro de segurança no trabalho e tire as principais dúvidas sobre a especialização!
A pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho só pode ser cursada por algumas pessoas. Será que você faz parte desse grupo? Confira a seguir as três regras básicas para se especializar na área!
De acordo com a Lei 7.410 de 1985, para se especializar em Engenharia de Segurança no Trabalho é preciso ser engenheiro ou arquiteto formado. Ou seja, você precisa ter um diploma de ensino superior em um desses dois cursos antes de qualquer coisa.
Se você já tem o diploma de Engenharia ou Arquitetura em mãos, lembre-se de se registrar no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) antes de se inscrever numa especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho. Além de um requisito para exercer a profissão, este credenciamento lhe permite continuar os estudos na pós-graduação.
O curso de especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Caso contrário, seu certificado não terá validade legal e você não poderá colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade. Depois de investir tempo e dinheiro, esforço e dedicação, essa é a última coisa que você quer ouvir, não é?
Agora que você já sabe o que é preciso para se tornar engenheiro de segurança no trabalho, talvez algumas dúvidas tenham surgido. Veja as principais perguntas sobre o assunto:
Como dito anteriormente, somente arquitetos e engenheiros formados e com registro no CAU e no CREA podem realizar a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tecnólogos não entram nessa lista, portanto, ao cursar essa especialização, você deve estar ciente de que não obterá o certificado de especialista, mas sim do cumprimento de disciplinas em caráter de curso de extensão.
Tanto faz se você estudou Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil ou qualquer uma das outras engenharias. Se você já se formou e se registrou no CREA, pode inscrever-se na pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e receber seu certificado após a conclusão de todas as disciplinas e do trabalho de conclusão de curso.
Se você cumpre todos os requisitos mencionados, você pode se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho!
Acesse o site da Universidade Tuiuti do Paraná para saber mais sobre o curso e fazer a sua matrícula!