Ingressar na pós-graduação pode ser um pouco intimidante. Capes, CNPq, Lattes… Você é bombardeado com siglas, nomes de autores e livros que até então nunca havia ouvido falar – mas que todos parecem conhecer.
Não se desespere! Isso é natural. Com o tempo você se familiariza com sua nova realidade e as dificuldades ficarão no passado. Para ajudá-lo no processo, este post traz tudo o que você precisa saber sobre o Currículo Lattes.
Vamos lá?
O Currículo Lattes faz parte de uma plataforma homônima, que serve como um banco de dados de profissionais acadêmicos. Lá é possível informar o vínculo com instituições de ensino e fomento, cadastrar as publicações feitas nos diversos meios, além de indicar as áreas de atuação.
Vejamos 4 motivos pelos quais o Currículo Lattes é importante:
Quem pretende fazer pós-graduação reconhece a importância de escolher um bom orientador. Mas por onde começar a procurar? O Currículo Lattes permite que você encontre pesquisadores da área que você tem interesse e conheça o trabalho deles. Assim, você pode filtrar as opções de acordo com os seus critérios.
Se você vai fazer mestrado ou doutorado, o Currículo Lattes pode ser um dos itens obrigatórios do processo seletivo. Na plataforma, os avaliadores analisam sua trajetória profissional e acadêmica, bem como conhecer suas habilidades e produções.
Por ser uma plataforma altamente reconhecida no meio acadêmico, ter um Currículo Lattes facilita que as pessoas interessadas na área que você pesquisa encontrem suas publicações. Isso eleva as suas chances de ter seu trabalho reconhecido e estabelecer novos contatos profissionais.
Sabe aquele pesquisador com quem você sempre quis conversar ou aquele outro que o seu orientador recomendou? Graças ao Currículo Lattes, você pode encontrar as informações de contato desses profissionais e finalmente debater ideias e trocar experiências com eles.
Quer criar seu Currículo Lattes agora mesmo? Siga o passo a passo abaixo e aumente sua presença no meio acadêmico.
Ficou com alguma dúvida sobre o Currículo Lattes? Entre em contato e teremos o maior prazer em ajudar em suas dificuldades!
Leia também: 7 Perguntas sobre Pós-Graduação que você não pode deixar de conferir