A área de Educação Física ganhou muito espaço no mercado de trabalho nos últimos anos. Afinal, novas modalidades de atividades físicas ganharam notoriedade e visibilidade, além de vivermos em uma época onde influenciadores digitais incentivam as pessoas a buscarem um estilo de vida melhor.
Por isso, a busca por cuidados com a saúde e a estética aumentaram em nossa sociedade e, por consequência, o profissional de Educação Física passou a ser mais valorizado e procurado. Sendo assim, as possibilidades de atuação do profissional estão cada vez mais amplas.
Pensando nisso, entenda quais as diferentes opções de atuação do profissional de Educação Física hoje em dia.
O profissional de Educação Física conquistou bastante autonomia e espaço no mercado de trabalho. Se antes esses profissionais tinham como única opção a carreira como professores em escolas ou academias, hoje essa já não é mais a realidade. Isso porque as possibilidades se expandiram com as mudanças sociais e tecnológicas.
As atividades físicas passaram a ser vistas e valorizadas como fundamentais para o bem- estar de todos. Ou seja, pessoas de todas as faixas etárias e gêneros começaram a se interessar pelo exercício físico por diversos motivos diferentes. Dessa forma, a atuação do profissional da área saiu do ambiente escolar e das academias e alcançou novas oportunidades.
Sendo assim, conheça algumas possibilidades no mercado de trabalho para profissionais de Educação Física.
Todo atleta precisa de um acompanhamento profissional. Portanto, o educador físico pode atuar como assessor esportivo, acompanhando o desempenho e desenvolvimento do atleta. Dessa forma, a função do profissional é planejar e acompanhar os treinos e competições do atleta e/ou equipe para quem presta assessoria, buscando um aumento de performance, prevenção e cuidado com lesões.
O interesse pelo esporte aumentou consideravelmente no Brasil após as Olimpíadas de 2016. Por isso, também aumentaram as oportunidades na área de assessoria esportiva.
O educador físico também pode atuar em hospitais e/ou clínicas médicas, afinal, é um profissional da área da saúde. Sendo assim, o educador físico atua junto com um fisioterapeuta na reabilitação de pacientes com alguma deficiência motora.
O trabalho do Personal Trainer é muito valorizado por quem busca uma vida mais saudável e quer realizar atividades físicas em um horário flexível, em uma academia ou fora dela, com um treino próprio e atenção exclusiva. Por isso, o Personal Trainer costuma firmar um contrato diretamente com o cliente. Ou seja, o profissional que atua nessa área geralmente é autônomo e possui flexibilidade no seu horário de trabalho.
Com tantas inovações e mudanças na área de Educação Física, é necessário que novas pesquisas sejam feitas para manter o ritmo de crescimento e desenvolvimento da área. Portanto, profissionais que se dedicam à carreira acadêmica são extremamente importantes e valorizados. Sendo assim, após a graduação em Educação Física, não hesite em fazer também uma pós-graduação.
Como dito anteriormente, o profissional de Educação Física conquistou muita autonomia no mercado de trabalho. Portanto, muitos estão investindo na área do empreendedorismo e abrindo suas próprias academias, tanto na área tradicional de musculação quanto nas diferentes modalidades, como CrossFit e treino funcional.
Além disso, existem ainda outras formas do educador físico empreender, o meio digital é um exemplo disso. É possível vender e-books, videoaulas, cursos, aplicativos, entre outros. Afinal, as áreas de saúde e estética estão entre as mais lucrativas no ambiente digital.
Veja também:
Apesar da expansão de oportunidades para o educador físico, o mercado de trabalho se mantém aquecido para a atuação em academias e escolas. Isso em razão de as academias continuarem sendo muito populares e o ensino da Educação Física em escolas necessário.
Portanto, as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física atualmente são muitas! A prática da atividade física passou a fazer parte da rotina dos brasileiros, de forma que é normal ver pessoas se exercitando com acompanhamento profissional em praças, parques, praias e outros ambientes externos além das academias.
Para ser um profissional dessa área, é necessário cursar uma graduação em Educação Física. Logo, entenda como funciona o curso de ensino superior para educadores físicos.
Se você quer ser um profissional de Educação Física, você deve se decidir entre um curso de ensino superior de bacharelado ou licenciatura.
O bacharelado em Educação Física capacita o profissional para planejar e conduzir a prática de atividades físicas em diversos locais. Porém, essa modalidade não permite que o educador físico atue no ensino formal em escolas.
Por sua vez, a licenciatura permite que o profissional dê aulas formais em escolas e outras instituições. Portanto, o professor de Educação Física promove a educação e reeducação motora, possibilitando o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e social.
A Universidade Tuiuti do Paraná oferece os cursos de graduação em Educação Física tanto na modalidade bacharelado quanto licenciatura. Sendo assim, quem faz o vestibular na Tuiuti e quer ser um educador físico, pode optar por qualquer uma das opções de acordo com o seu plano de carreira.
Dessa forma, fica claro que a área de Educação Física atualmente está bastante aquecida e cheia de oportunidades no mercado de trabalho, tanto para o profissional de bacharelado quanto para o profissional de licenciatura. Afinal, existem diversas possibilidades de atuação para o educador físico, seja de forma autônoma ou em academias, escolas e outras instituições.
Ainda está em dúvida se essa é a área ideal para você construir uma carreira de sucesso? Então saiba agora mesmo se vale a pena fazer faculdade de Educação Física!