Entenda a importância de um curso de mestrado em Educação e porque é fundamental um projeto bem elaborado na área educacional. Mas não se preocupe: daremos as dicas necessárias para a elaboração do seu projeto de pesquisa de educação!
Se você está pensando em fazer uma pós-graduação, eventualmente você terá que decidir entre pós-graduação stricto sensu ou lato sensu. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?
Lato sensu é a expressão latina para designar "em sentido amplo". Por isso os cursos de pós-graduação lato sensu são as especializações e MBAs.
Ao final do curso, o aluno entrega uma monografia e recebe o certificado com título de especialista.
Portanto, como o próprio nome já diz, os cursos lato sensu são mais abrangentes e direcionados ao mercado de trabalho e à prática profissional.
Stricto sensu é a expressão latina para "em sentido estrito". Sendo assim, os cursos de pós-graduação stricto sensu são os mestrados e doutorados.
Na conclusão do curso, o aluno entrega uma dissertação (mestrado) ou uma tese (doutorado), e recebe o título de mestre ou doutor.
Logo, a pós-graduação stricto sensu é ideal para quem se interessa pelo meio acadêmico.
Saiba mais sobre Lato Sensu e Stricto Sensu clicando aqui.
Sim! Você pode se tornar um mestre logo após a conclusão da faculdade, não é necessário cursar uma especialização.
Especialização ou mestrado, qual a melhor opção?
Em uma pós-graduação stricto sensu é preciso desenvolver um estudo específico e profundo com base em uma nova teoria. Sendo assim, os objetivos do mestrado na área da educação da Universidade Tuiuti são:
Podem inscrever-se para o Mestrado em Educação: pedagogos, profissionais licenciados, graduados em Ciências Humanas e Sociais, entre outras áreas afins.
A pós-graduação stricto sensu em educação é uma oportunidade de produzir e aprimorar seus conhecimentos através de uma análise crítica das questões educacionais no Brasil.
O Mestre em Educação pode elaborar soluções educacionais eficazes, contribuindo para a melhoria do cenário educacional no país.
Sabemos a importância da educação para o ser humano e a sociedade. Por isso, pesquisas que possibilitam o avanço nessa área é uma grande contribuição social e de extrema relevância.
Ao se tornar mestre muitas portas se abrem para você!
Durante o curso de mestrado em educação, você fará contatos profissionais importantes.
Outro ponto positivo é o reconhecimento profissional, afinal, quem não almeja ser reconhecido pelo seu trabalho? É natural que o mestre tenha um maior reconhecimento e prestígio.
É também o mestre quem tem acesso às melhores vagas e remunerações. Além, é claro, da oportunidade de poder se tornar professor de ensino superior.
Você já sabe que o mestrado é uma pós-graduação Stricto Sensu, ou seja, é necessário a realização de uma pesquisa. Afinal mestres são, em sua essência, pesquisadores. Não por acaso, o mestrado é concluído com uma dissertação.
A sua pesquisa deve contribuir com o meio acadêmico e ser relevante na área da educação. É por isso que antes de iniciar o curso de mestrado você deve apresentar um projeto de pesquisa em educação, que será aprovado ou não por uma banca avaliadora.
Sendo assim, existem dois bons motivos para se dedicar a elaboração do seu projeto de pesquisa:
Agora vamos às dicas para a elaboração do seu projeto de pesquisa de Educação!
Todo programa de pós-graduação stricto sensu segue uma ou mais linhas de pesquisa de acordo com as áreas de conhecimento dos orientadores do programa. Sendo assim, a sua pesquisa deve seguir essa(s) linha(s).
As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Tuiuti são:
Ou seja, para ser um mestre em Educação pela Universidade Tuiuti, você deve realizar uma pesquisa que esteja de acordo com uma dessas linhas.
Por isso, para elaborar o seu projeto de pesquisa em Educação você deve estudar esses dois campos. Uma dica é estudar através da leitura de dissertações e publicações disponíveis no site da Tuiuti.
Também disponíveis no site estão os projetos de pesquisa em andamento!
É fundamental que você leia o edital do processo seletivo, uma vez que nele você encontrará a bibliografia e referências para o mestrado e o roteiro para a elaboração do projeto de pesquisa.
Ao desenvolver o seu projeto, você precisa ser realista com as condições de pesquisa. Ou seja, não adianta propor uma pesquisa que não condiz com a realidade dos recursos do pesquisador e que, por isso, será impossibilitada de ser realizada.
Sendo assim, se faz necessário saber o que a universidade te oferece como base para sua pesquisa em termos de infraestrutura.
Conhecer a infraestrutura do programa de pós-graduação é importante também na hora da escolha da universidade para o curso de mestrado, afinal, você quer estudar no local que te fornece mais possibilidades!
Conheça a infraestrutura do mestrado na área da Educação da Universidade Tuiuti clicando aqui!
Leia agora mesmo o post que fizemos para você com os requisitos básicos para um projeto de pesquisa vencedor e comece a pensar já no seu projeto!