Você terminou a graduação e quer continuar os estudos, mas o dinheiro anda curto? Conseguir uma bolsa de pós-graduação pode ser uma alternativa para superar este obstáculo. Confira algumas dicas!
Antes de mostrarmos as suas alternativas, que tal entender a diferença entre doutorado e mestrado?
O doutorado é uma titulação acadêmica direcionada à formação de profissionais que irão se dedicar à carreira acadêmica. Já o mestrado serve tanto para obter uma melhor qualificação profissional, quanto para dar os primeiros passos na carreira acadêmica.
Embora apresentem níveis de exigência distintos, ambos são cursos de pós-graduação e visam aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a graduação.
Se você ficou com alguma dúvida, leia também “Pós-graduação Stricto Sensu: entenda quais as diferenças entre mestrado e doutorado”.
Quando se é universitário, qualquer ajuda é bem-vinda. Ao conquistar uma bolsa para mestrado ou doutorado, você está diante de uma série de benefícios:
As bolsas de estudo para mestrado e doutorado costumam ser bastante concorridas. Se você conquistou esse privilégio, significa que suas qualificações o destacaram entre os outros candidatos e que a instituição decidiu apostar em você. É um ótimo estímulo para continuar se dedicando, não é mesmo?
Nas instituições públicas, o estudante contemplado com uma bolsa de mestrado ou doutorado costuma receber auxílio financeiro. Assim, pode se dedicar exclusivamente ao curso. Já nas faculdades privadas, o candidato pode pleitear a bolsas de estudo que garantam a gratuidade do ensino ou um desconto significativo nas mensalidades.
As bolsas de mestrado e doutorado são concedidas aos melhores candidatos. Estes têm a chance de aprender com um corpo docente altamente qualificado, além de compartilhar esse processo com colegas igualmente preparados.
Ao conseguir uma bolsa de estudos de pós-graduação, você mostra que a sua dedicação está gerando resultados. Além de aprimorar suas habilidades durante o curso, você coloca seu currículo em evidência no mercado de trabalho.
Agora que você já entende a diferença entre doutorado e mestrado, bem como os benefícios de obter uma bolsa de estudos, vejamos as suas possibilidades:
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas de estudo a diversos níveis acadêmicos em instituições de ensino brasileiras e internacionais. É uma ótima oportunidade para quem deseja estudar fora por um tempo. Acesse o site para saber mais.
O CNPq é um pouco mais flexível do que a Capes, já que não distingue entre instituições públicas ou privadas. Além disso, podem ser concedidas diretamente aos programas de pós-graduação ou por instituições de ensino.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) possui diversos programas institucionais ativos. Destacam-se o Programa de Demanda Social (DS) e Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e para o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP).
Funciona assim: a Capes concede bolsas remuneradas de mestrado e doutorado às instituições de ensino superior, que repassam aos candidatos por meio de um processo seletivo. Entre as exigências mais comuns estão: boa avaliação da IES, desempenho acadêmico do estudante e dedicação exclusiva ao programa.
Quase todos os Estados brasileiros possuem fundações estaduais de amparo à pesquisa. Cada uma tem o seu próprio regulamento, condições para a concessão de bolsa e seleção de candidatos. Em Curitiba, por exemplo, há a Fundação Araucária.
Algumas faculdades oferecem facilidades para os seus ex-alunos que desejam fazer mestrado ou doutorado. Aqui na Universidade Tuiuti do Paraná, quem estudou conosco têm 10% de desconto em todas as mensalidades nos cursos de pós-graduação.
Esperamos que este post tenha sido útil para você. Aproveite e curta nossa página no Facebook para receber conteúdos atualizados.
Leia também: Bolsa de estudo ou Financiamento Estudantil? Entenda as diferenças.
Até a próxima!